sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dia 17 - Esperar Confiantemente

DATA 17 / 04 / 09.

TÍTULO: ESPERAR CONFIANTEMENTE

ESCRITURA: Salmo 25

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem? O SENHOR, Davi, inimigos, traiçoeiros, homem temente a Deus, Israel.
Quando? No tempo de Davi (não é especificado nenhuma data)
O que? Davi abre o seu coração a Deus e pede livramento, ensinamento e ajuda
Porque? Davi se sentia aflito e cheio de tribulações. Os inimigos queriam destruir a ele.
Como? Davi eleva a sua alma a Deus e abre seu coração completamente. Ele confessa as verdades que lhe são conhecidas sobre Deus e faz afirmações de fé.
Onde? Não é especificado um lugar.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Palavra chave: esperar em Deus = temor a Deus. Davi demonstra como um homem temente a Deus age diante das adversidades que a vida lhe apresenta. Ele espera a ajuda em Deus (v.3)
Oração chave: v.4 e 5 – “Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos...”
As características de Deus: misericordioso, bondoso, bom e reto, ensina, se revela aos que lhe são íntimos, que vivem em sua aliança, a esperança de Davi
As Promessas: v.9 - Ele guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o Seu caminho. V.12 e 13 – Ser ensinado. A alma repousará em prosperidade e a descendência herdará a terra. V.15 – livramento da parte de Deus.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Assim como Davi quero buscar a presença de Deus e esperar nele a resposta e a ajuda que preciso. Pois Ele me ama e me acolhe em seu amor. Quero aprender os Seus caminhos e andar neles com fidelidade.

PALAVRA RHEMA

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a Sua aliança. (v.14)

MINHA ORAÇÃO

“Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário