terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia 28 - A Palavra de Deus me faz Sábio

DATA 28/04/09.

TÍTULO: A Palavra de Deus me faz Sábio

ESCRITURA: 2 Timóteo 3:14-17

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, por que, como, onde?

Quem: Paulo escrevendo a Timóteo, O homem de Deus, Pessoas que ensinaram
Quando: No texto não temos nenhuma referência de quando isto foi escrito.
O que: Paulo está escrevendo a Timóteo que ele deve permanecer naquilo que ele foi ensinado, que é, na Palavra de Deus
Por que: para adquirir sabedoria, permanecer na fé e para a salvação, para ser perfeitamente preparado para toda boa obra.
Como: Vivendo o que foi ensinado, colocando em prática o que foi ensinado.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

No contexto Paulo está falando a Timóteo que a vida com Deus não é isenta de aflições, mas existem os homens maus, que são enganadores e serão enganados. Não prevalecerão. Porém se eu quero viver bem, superar todas as dificuldades só tem um caminho, ficar firme naquilo que estou sendo ensinado que é a Palavra de Deus, que é completa, perfeita, tem resposta para tudo. Vs. 16 fala que a Palavra de Deus é o caminho para ensinar, corrigir, e repreender instruir em justiça. Vivendo a palavra eu vou crescer, e andar corretamente.
Timóteo já conhecia a palavra desde a infância, e sabia que a palavra de Deus gera sabedoria, agora pela perspectiva dos ensinos de Jesus, os quais Paulo estava passando para ele, mais ainda.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Se quero andar em retidão, eu preciso da palavra de Deus. Se quero saber como viver, a Palavra de Deus tem a resposta. Se quero me tornar perfeito, só pela Palavra de Deus.

PALAVRA RHEMA

A Palavra de Deus me faz Sábio.

MINHA ORAÇÃO

Senhor, eu preciso de sabedoria, e sei que única fonte é a tua palavra, por isso quero buscá-la cada dia mais. Ajuda-me, Senhor, neste propósito.

Um comentário: