quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia 29 - A Busca Constante

ESCRITURA: Salmo 119.9-16

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem? Salmista, o SENHOR, o jovem.
Quando? Este texto está no contexto do Salmo 119, que fala da importância da Palavra de Deus .
O que? Pergunta: como o Jovem pode manter pura a sua conduta?
Porque? Se observa no salmista um desejo profundo de conseguir agradar a Deus com o seu viver.
Como? Existem expressões chaves de como se pode manter pura a conduta: buscar, guardar, ensinar, repetir, alegrar-se, meditar, ter prazer com a Palavra de Deus.
Onde? Não nos é especificado um lugar.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus, ser humano.

Palavra chave: Tua Palavra.
Pergunta chave: como pode o jovem manter pura a sua conduta?
A resposta: vivendo de acordo com a Tua Palavra.
Quais as ações do salmista: buscar, guardar, ensinar, repetir, alegrar-se, meditar, ter prazer na Palavra de Deus. A busca ativa e constante faz com que o jovem possa viver de acordo com a Palavra. Não há lugar para a passividade, somente a busca ativa fará diferença na vida do jovem.
Deus: o Salmista reconhece que o SENHOR é quem ensina (v.12) e que a Palavra de Deus é a fonte de sabedoria para sua vida.
Ser Humano: o jovem irá encontrar na busca pela palavra de Deus a sabedoria que precisa para ter uma conduta irrepreensível.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Confesso a falta de sede e fome da Palavra de Deus em meu coração. Confesso que tenho andado ansioso por tantas coisas.Quero manter pura a minha conduta, por isso quero buscar ativamente as verdades da Palavra de Deus. Quero ter prazer nos decretos de Deus e não me esquecer das suas verdades.

PALAVRA RHEMA

“Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas”. v.15

MINHA ORAÇÃO

Papai! Concede-me sede e fome por Sua Palavra. Desperta-me para amar e meditar em Sua Palavra todos os dias da min

Nenhum comentário:

Postar um comentário