domingo, 12 de julho de 2009

dia 11 - O Espírito Santo, meu guia em toda a verdade.

DATA 11/07/2009.

ESCRITURA: João 16.12-14

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?
Quem: Jesus, Espírito Santo, Deus, Discípulos
Quando:Jesus está falando isto no dia da ceia, antes da crucificação
O que:Jesus está prometendo o envio do Espírito Santo,
Porque; Ele guiará em toda a verdade, anunciará o que há de vir, Ele glorificará a Jesus.
Como: Ele será o canal das coisas de Deus para nós.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.
Palavras chave: Verdade, algo que é absoluto, não deixar dúvidas. O Espírito não fala de si, mas do que ouviu, de quem? de Jesus. Jesus sabia que o que Ele havia começado, precisava continuar. Porém o seu tempo aqui na terra havia terminado, assim, ele precisava de alguém que continuasse a sua obra, dando a direção aos seus discípulos. Não poderia ser um substituto qualquer. Assim, quem viria, e veio é o próprio Espírito Santo, nos trazendo aquilo que está no coração do Pai.


APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes
Se eu quero permanecer da verdade, ou seja nos caminhos de Jesus, eu preciso da intimidade com o Espírito Santo. O Espírito Santo funciona como um holofote, iluminando um castelo, ou seja, a função do Espírito Santo é nos dirigir para Cristo, o foco é Jesus. Eu preciso do Espírito Santo, sem o qual não consigo glorificar a Jesus.

PALAVRA RHEMA
O Espírito Santo, meu guia em toda a verdade.

MINHA ORAÇÃO
SENHOR JESUS, ENCHE A MINHA VIDA HOJE NOVAMENTE COMO O ESPÍRITO SANTO, PARA QUE EU POSSA GLORIFICÁ-LO E ANDAR NOS TEUS CAMINHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário