quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia 13 - Vivendo com Sabedoria

ESCRITURA: Provérbios 23.22-26

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem? O escritor (Espírito Santo), Pai, Mãe, Filho.
Quando? Estamos num contexto de provérbios de sabedoria.
O que? O filho é aconselhado a dar ouvidos ao seu Pai e sua Mãe.
Porque? Isso gerará grande alegria nos pais.
Como? Ouvindo os pais. Fazer o investimento necessário para alcançar a sabedoria. Entregar o coração a Deus e se agradar dos caminhos de Deus.
Onde? Não há menção de local.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Palavra chave: Sabedoria.
Definição: Sabedoria: saber praticar o conhecimento alcançado. Viver o que se sabe.
A ação requerida: Ouvir. Comprar a verdade, comprar a sabedoria, a instrução e o entendimento.
Deus: Deus quer o nosso coração e que os nossos olhos se agradem de seus caminhos.
Ser Humano: Ele precisa buscar a sabedoria.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Confesso que nem sempre estou disposto a ouvir e decido ser uma pessoa que ouve aos seus pais.
Quero investir tudo o que for possível para comprar a verdade, a sabedoria, a instrução e o entendimento.
Decido entregar meu coração a Deus e decido me agradar dos caminhos dele.

PALAVRA RHEMA

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

MINHA ORAÇÃO

Querido Pai Celestial! Lhe dou meu coração e os meus olhos se agradam dos seus caminhos.

Um comentário:

  1. "Compre a verdade, e não abra mão dela" - assim quero dar alegria aos meus pais e abençoar as próximas gerações.

    ResponderExcluir