terça-feira, 5 de maio de 2009

Dia 5 - Viver na presença do Senhor

DATA 05/05/ 2009.

ESCRITURA: Salmos 15

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem: Deus e o homem
O que: Existe uma pergunta, quem poderá morar no tabernáculo do Senhor e no santo monte. A resposta vem em forma de uma lista de atributos.
Porque: Para não ser abalado.
Como: Sendo íntegro, justo e leal

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

A pergunta não é quem pode ter um encontro com Deus e sim, que pode morar no tabernáculo, ou seja, na presença de Deus. Deus é o anfitrião. A resposta não é uma lista de exigências, mas muito mais uma lista de atribuições que tem por base a integridade, a justiça e a lealdade. Ser íntegro é não ter o coração dividido, ser totalmente rendido a Deus falando a verdade, ou seja, aquilo que é confiável, seguro. Justo principalmente no trato com outras pessoas: não difamar, ou seja, não procurar os defeitos da outra pessoa para então expô-los, procurar o bem do próximo, e não desonrá-lo. Sua lealdade tanto a Deus, aprovando o que Deus aprova, e desaprovando o que Deus desaprova, mas a lealdade Tb no tocante a outras pessoas, pois quando se compromete com alguém, não volta atrás, mesmo que sai perdendo pessoalmente com isso. Emprestar dinheiro com usura não fala de juros, ma fala de extorsão, fala de se aproveitar da situação desfavorável do outro. Quem age assim, não será abalado, tem seu lugar garantido.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

A questão de viver na presença de Deus não tem a ver com uma série de regrinhas, mas sim de atitudes. Meu caráter está sendo questionado. Não é o que eu faço, e sim o que eu sou. Íntegro, justo e leal. No fazer até posso fazer de conta, mas Deus olha para o meu coração, minhas motivações. Eu quero viver na presença de Deus, e eu quero ser íntegro, justo e leal.

PALAVRA RHEMA:

O que é íntegro, justo e leal poderá habitar na presença de Deus e não será abalados.

MINHA ORAÇÃO:

Deus, eu quero ser íntegro, ser justo como o Senhor é justo, e leal ao senhor em todos os momentos. Que teu Espírito Santo intensifique isto em meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário