quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dia 16 - Se é de Deus é bom e eu quero

DATA 16/05/2009.

TÍTULO: Se é de Deus é bom e eu quero

ESCRITURA: Lc 1:38; Lc 2:19; Lc 2:51

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Lc 1:38; Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Quem: Maria e o anjo.
Quando: anúncio do nascimento de Jesus.
Onde: Nazaré da Galiléia.
O que? Maria recebe uma promessa do Senhor, e a acolhe em seu coração numa postura de submissão, rendição, aceitação.
Como: Aqui ela aceita a palavra e se submete a ela.
Porque: Tem uma postura de serva.

Lc 2:19; Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração.
Quem: Maria. No contexto estariam ainda os pastores, Jesus e José.
Quando: Visita dos pastores.
Onde: Belém, na Judéia.
O que: Maria recebe a visita dos pastores que vem adorar Jesus. Eles falam a ela o que os anjos falaram aos pastores, e Maria recebe estas palavras.
Como: ela guarda estas palavras em seu coração. Ela não discrimina os pastores, visto que eram desprivilegiados e marginalizados. Ela não duvida de suas experiências com os anjos. Ela guarda estas palavras em seu coração.
Porque: o coração dela é um coração de quem foi impactado pelo amor de Deus.

Lc 2:51E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no coração todas essas coisas.
Quem: Jesus, Maria e José, no contexto, os doutores no templo.
Quando: Aos doze anos de Jesus, no templo.
Onde: Em Jerusalém.
O que: Depois de procurar Jesus no grupo que estava voltado d Jerusalém, ela junto com José o encontra no meio dos doutores. Diante da demonstração de preocupação dos pais, Jesus demonstra que para ele estava claro que ali era o lugar dele. Aquela resposta impacta a Maria e ela guarda tudo o que vivenciou em seu coração.
Como: Mais uma vez, guarda tudo em seu coração sem argumentar.
Porque: Postura de Maria.


INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus

Em cada uma das situações Maria é impactada e ela não argumenta, ela não questiona no sentido de dúvida e sim talvez para saber o que via acontecer. A postura de Maria é de rendição total. É isto que Deus quer, então é isto que vai acontecer. Atitude de guardar no coração não é uma postura passiva, e deixar as coisas rolarem, mas sim guardar, não deixar esquecido, algo a que poderia se agarrar em outros momentos. Provavelmente não entendia tudo que se passava mas sabia que o que acontecia, tinha a ver com o que o anjo falou no início.


APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

A minha leitura da palavra precisa estar debaixo desta postura, eu quero saber o que acontece, quando e como, mas se estas respostas não estão aí, eu me submeto ao que vem de Deus.


PALAVRA RHEMA

Se é de Deus é bom e eu quero.


MINHA ORAÇÃO

SENHOR QUERO TER A POSTURA DE MARIA, OUVIR A TUA VOZ OU LER A TUA PALAVRA E ME RENDER TOTALMENTE A ELA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário