sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dia 8 - Livre-se do julgamento

ESCRITURA: Mateus 7.1-5

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem? Jesus, os discípulos e a multidão (Mt 5.1)
Quando? Provavelmente no início do ministério de Jesus, por estar no começo do evangelho de Mateus.
O que? O Senhor Jesus ensina a não julgar o próximo.
Porque? Seremos julgados conforme nós julgamos.
Como? O mesmo critério usado por nós será usado contra nós. Por isso devo observar as minhas próprias falhas e buscar solucioná-las. Não querer resolver a vida dos outros.
Onde? Provavelmente num dos montes perto do Mar da Galiléia.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Palavra chave: “não julgar”.
Definição: segundo o dicionário, a palavra ‘julgar’ significa pronunciar uma opinião relativa ao certo e errado, sujeitar a censura. Isto é, fazer declarações que classificam a pessoa conforme o nosso entendimento.
Pergunta: “Por que vês tu o argueiro (cisco) no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio’?
Pergunta: “Como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?”
A ação: “tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro (cisco) do olho de teu irmão.”
Deus: Deus é o supremo juiz e somente Ele julga corretamente.
Ser Humano: Não temos condições de julgar

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Confesso a facilidade de julgar as pessoas com meus pensamentos e palavras. Perdoa-me, Senhor Jesus!
Confesso que preciso sondar a minha própria vida e cuidar de mim mesmo (a única pessoa que posso mudar).
Quero olhar para as pessoas com um olhar de compaixão e amor, procurando aceitá-las como são.

PALAVRA RHEMA

Não julgue, para não ser julgado.

MINHA ORAÇÃO

Senhor Jesus! Sonda o meu coração e me livra de todo pensamento de julgamento e condenação em relação ao meu próximo. Concede-me um olhar de amor e cuidado.

Um comentário:

  1. Preciso primeiro tirar o que me impede de ver as coisas da maneira que Deus vê. Me libertar da mentira e da acusação, para depois ajudar meu irmão a ser liberto.
    Preciso me livrar de toda motivação contrária à vontade de Deus, e viver no sentido de edificar meu irmão, não de derrubá-lo.

    ResponderExcluir