sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia 2 - A base da conquista

DATA 02/05/09

TÍTULO: A BASE DA CONQUISTA

ESCRITURA: Deuteronômio 8.1-5

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem? O povo, o SENHOR, Moisés (escreveu a carta).
Quando? Moisés está lembrando o povo da história de Deus com eles.
O que? Eles deveriam cuidar de obedecer toda a lei.
Porque? Para que vivam, se multipliquem e possam tomar posse da terra.
Como? Eles deveriam lembrar como o SENHOR os conduziu durante todo o tempo no deserto.
Onde? Eles estavam prestes a entrar na terra de Canaã (não é dito no texto).

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Palavra chave: Lembrem-se! Eles precisavam ter em viva lembrança o que Deus tinha feito e como Ele tinha tratado com eles.
As ações de Deus: Eles os conduziu. Ele os humilhou e os pôs à prova.
A razão da ação de Deus: Ele queria conhecer as intenções deles, se iriam obedecer aos mandamentos ou não.
As ações de Deus: Ele os sustentou com comida.
A razão da ação de Deus: para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR.
As ações de Deus: Ele tiveram roupas em todo tempo – elas não se desgastaram.
O exemplo: assim como um pai disciplina o seu filho, assim Deus disciplina o seu povo.
Deus: Ele conduz o seu povo. Deus humilha o seu povo e prova as nossas intenções em tempos de dificuldades ou limitações. Deus disciplina o seu povo, pois Ele o ama.
Ser Humano: o ser humano precisa obedecer os mandamentos de Deus pra viver, para se multiplicar e para tomar posse das promessas de Deus.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Quero ter o cuidado de observar tudo o que Deus me ensina. Quero aceitar o humilhar e o provar de Deus, para que meu coração tenha as intenções corretas. Quero ser agradecido por toda disciplina que recebo de Deus, pois assim eu sei que sou amado.

PALAVRA RHEMA

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do SENHOR. v.3b.

MINHA ORAÇÃO

Papai! Muito obrigado por me amar, disciplinando a minha vida. Obrigado por me ajudar, pois quero viver, me multiplicar e tomar posse das promessas que o SENHOR me têm dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário