segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia 25 - CONFIANÇA EM DEUS!

ESCRITURA: 2 Coríntios 3.1-6

OBSERVAÇÃO:

Quem? Paulo, o apóstolo e a Igreja de Corinto.
Quando? Paulo está conversando com a Igreja sobre o seu ministério apostólico.
O que? Ele descreve que a igreja de Corinto é a sua carta de apresentação, escrita não com papel e tinta, mas escrita pelo Espírito Santo no coração de cada um. Paulo tinha confiança em Deus em relação ao ministério por que tinha recebido a confiança por meio do Senhor Jesus.
Porque? Algumas pessoas estavam questionando o chamado apostólico de Paulo.
Como? Paulo fala de sua confiança em Deus, pois ele sabia que o seu chamado vinha de Deus e Ele mesmo o capacitava para o ministério. A base de sua confiança estava no seu relacionamento com Deus.
Onde? Esta carta fpo endereçada a igreja de Corinto no sul da Grécia.

INTERPRETAÇÃO

Palavra Chave: confiança em Deus (v.4).
Perguntas: Paulo começa fazendo perguntas sobre a necessidade de carta de recomendação sobre sua vida e ministério.
Resposta: a própria igreja de Corinto era a resposta: eles mesmos eram a carta de recomendação, escrita no coração.
Daonde Paulo tinha esta confiança? Esta confiança vinha do próprio Senhor Jesus, que o havia chamado.
No que Paulo baseava a sua confiança? Ele sabia que a sua suficiência (= a fonte de sua capacitação) vinha de Deus e que Deus mesmo lhe habilitava (=equipava) para ser ministro da nova aliança.
Deus: Ele quer que os seus servos confiem nele como a fonte de capacitação para o ministério.
Ser Humano: Precisa crescer na confiança em Deus.

APLICAÇÃO

Confissão: Senhor Jesus, eu quero crescer na minha confiança para com o Senhor! Perdoa-me o coração inseguro e não confiante.
Confissão: A Sua Palavra me ensina que o Senhor é fiel e decido confiar plenamente no Senhor.
Como posso crescer na confiança? Preciso de tempo com Deus, preciso conhecê-lo melhor e abrir meu coração para com Ele.
Atitude: Vou ser uma pessoa que confia de todo coração no Senhor Jesus!

PALAVRA RHEMA

"É por intermédio de Cristo que temos confiança em Deus".

ORAÇÃO

Pai Celestial! Obrigado por me ensinar o caminho da confiança. Fortalece o meu coração para lhe buscar e andar em comunhão com o Senhor durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário