domingo, 3 de maio de 2009

Dia 4 - Purificado para ouvir

ESCRITURA: Isaías 6.1-8

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem? Rei Uzias, o SENHOR, Serafins, Isaías, o SENHOR dos Exércitos.
Quando? No ano da morte do rei Uzias (740 a.C.)
O que? Isaías viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e os Serafins estavam por cima dele. Ele viu como as vestes do Senhor enchiam o templo e a casa cheia se fumaça.Porque? Os Serafins clamavam “Santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.
Como? Isaías ficou abalado pela visão e reconheceu seu pecado: lábios impuros. Ele reconheceu o povo também vivia nesta situação. Um dos serafins veio e tocou os lábios de Isaías com uma brasa viva do altar. Este toque lhe trouxe o perdão e a iniqüidade lhe foi tirada. Ao ser perdoado e purificado ele ouviu a voz do SENHOR. Assim que ouviu se dispôs a ser um mensageiro de Deus em meio ao povo.
Onde? Não nos é dado o lugar, mas deduzo ser na terra de Israel.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Palavra chave: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” v.3.
A ação: Isaías teve uma visão do trono de Deus.
A reação: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
A reação dos céus: Um dos serafins vem e toca ele com uma brasa viva do altar.A reação de Isaías: depois disto ele ouviu a voz do SENHOR.
A Pergunta de Deus: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”
A reação de Isaías: prontidão e disposição.
Deus: Ele se assenta em um trono alto e sublime. Ele é três vezes santo. Ele é o SENHOR dos Exércitos. Toda a terra está cheia da sua glória. Ele é o Rei. Ele fala. Ele quer que alguém o represente. Ele fala em termos de ‘nós’, lembrando ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ser Humano: Isaías representa o ser humano: lábios impuros.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Confesso como Isaías: sou um homem de lábios impuros! Preciso do toque da brasa viva do altar.
Quero ser purificado para ouvir a voz do SENHOR e obedecer a Sua vontade. Quero ser um mensageiro da Palavra de Deus ao meu próximo, para isso preciso de lábios puros.

PALAVRA RHEMA

Santo! Santo! Santo é o SENHOR dos Exércitos! Eis-me aqui! Envia-me a mim!

MINHA ORAÇÃO

Papai Celeste! Aqui estou purifica os meus lábios para que eu possa proclamar a Sua Palavra com fidelidade e honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário