sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia 12 - Onde tudo começa

Escritura: Neemias 3:10.20.23.29.30

Estamos frente a reconstrução do muro de Jerusalém. Neemias consegue conquistar muitas pessoas para esta empreita. Temos alguns princípios a aprender:

Primeiro, em casa
Nossa atenção recai sobre uma frase que é repetida várias vezes neste texto: “defronte a sua casa…”. É aqui que deve começar todo e qualquer trabalho para Deus.
O testemunho dos cristão perante o público nunca é maior do que o testemunho da família. A Igreja nunca é mais forte internamente do que as sus famílias, pois ela é composta pelas famílias. Se pedimos por reavivamento na igreja, deveríamos primeiro pedir por reavivamento em nossas famílias.
Pena que muitas vezes é exatamente a família que está em pior estado, e necessita urgentemente de renovação.
Lendo o relato deste capítulo, das pessoas que trabalhavam nos arredores de suas próprias casas, nos chama a atenção os seus nomes. No hebraico o nome é mais simbólico que para nós. Ele tem um significado mais pessoal, inclusive dando algumas características da pessoa. Vejamos os nomes daqueles que trabalhavam perto de sua casa.
Versículo 10: Jedaías:  Este nome significa: Alguém que clama a Deus. Jedaías era um pessoa que orava, sua vida era fundamentada na oração.
Como está o muro da nossa oração, ou na nossa família, também está em ruínas? Ainda temos a nossa devocional todas as manhãs, onde oramos e lemos a palavra de Deus juntos? Vamos levar isto mais a sério.
Proteger o bem a nós confiado
Versículo 23: Benjamim: O filho da minha mão direita, que está aí para me proteger. Como está o muro de proteção da minha casa? O que realmente me dá segurança?
Lembremos a bênção que Benjamim, o caçula de Jacó, recebeu de seu pai: O amado do Senhor  habitará  seguro  junto  a  ele;  e o Senhor o cercará o dia todo, e ele  habitará  entre   os   seus  ombros. Dn 33:12. Que proteção maravilhosa. Como é privilegiada uma casa, onde marido e mulher moram nos braços do Altíssimo, e tem nele a segurança e proteção. Esta bênção só é possível quando o Senhor está presente em nossa casa, e os moradores desta fizerem a sua vontade, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Nesta casa não estamos imunes a doenças, pobreza, dor ou morte, mas protegidos de ódio, temor e brigas.
Mas o que fazer quando este muro de proteção está em ruínas? Nós desaprendemos a colocar a nossa casa e a nossa vida nas mão de Deus, e olhar em primeiro lugar para as coisas de Deus. 
Provavelmente existam áreas de nossa vida, que ainda não colocamos nas mãos de Deus, e portanto não podem ser cuidadas por Deus. Benjamim estava tranqüilo, sabia-se protegido por Deus. Será que nós também podemos ter tal tranqüilidade?
Versículo 29: Zadoque: Justo/fiel. Será que o muro da Integridade ainda está de pé em nossa casa? O santo muro da fidelidade deve ser reconstruído. Este muro em ruínas não apenas corrói o testemunho da pessoa, mas sim influencia o testemunho de toda uma igreja. É muito bom morar numa casa onde não existam segredinhos, coisas que um esconda do outro.

Proteger a casa
V.29: Imer:  falador: Será que conhecemos algum órgão humano  mais perigoso do que a língua? Certas características deveriam diferenciar uma família Cristã de uma não cristã:
Existem segredos entre marido e esposa que só deveriam ser compartilhados com Deus.
Pastor, obreiros ou a própria Igreja não deveria ser criticada na frente das crianças
Outros cristão não deveriam ser difamados
Tais coisas bloqueiam qualquer começo de renovação. Pode ser que falaram mal de seus vizinhos, dos irmão da Igreja, ou da própria Igreja, tenham que sentar juntos com os filho e declararem que erraram e juntos pedir perdão. 
V 30: Mesulão, defronte sua morada. Este termo diz que ele não tinha um casa em si, mas apenas um quarto. A ele foi confiado apenas uma pequena parte da reconstrução do muro.  Poderia parecer que não tinha muito valor. Mas seu nome quer dizer: dedicado, entregue. O nome de seu pai: Berequias, O Senhor o abençoou. A bênção de Deus não depende do tamanho da casa, nem do tamanho da obra.
Eu sou pequeno, sem muito valor. Não tenho muito a dar. Isso é mentira. Eu dependo da misericórdia e da graça de Deus para concluir o que Deus espera de mim. O muro somente estaria inteiro, se não houvessem brechas. Onde houvesse alguma falha, era um prato cheio para o inimigo entrar. Se existirem brechas em nossa vida ou nossa Igreja, colocamos a perigo o testemunho dela.
Rhema:
Esses muros deverão ser construídos, começando em nossa casa. Talvez isso signifique que teremos nos entregar ou reafirmar a nossa entrega a Cristo, para que nossa casa, ou nossos pertences não se tornem ídolos para nós, e sim façam parte da bênção que Deus quer nos dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário