terça-feira, 23 de junho de 2009

Dia 24 - Ultrapassando os recifes perigosos

Neemias 5:1-19

A situação
Havia uma falta de comida na região de Jerusalém, causada pela grande volta dos judeus.
Além disso o povo estava muito revoltado contra os altos impostos vigentes sobre eles.
Para somara a isto, infelizmente sempre acharemos pessoas que fazem da desgraça alheia uma oportunidade para crescer economicamente. O pior que neste caso eram os próprios judeus, que por estarem em melhor situação começaram a se aproveitar de seus irmãos mais pobres. Eles emprestavam dinheiro cobrando altos juros, e tomando dos mais pobres terras e filhos. Os governadores anteriores a Neemias seguiam o mesmo esquema, enriquecendo às custas dos menos privilegiados. Com isto, o povo que estava unido por um ideal, por um objetivo em comum, agora estava separado por discórdias, intrigas, necessidades, etc. Neemias estava diante de uma situação crítica, que facilmente poderia levar ao colapso de todo o povo.
Discórdia entre o povo de Deus compromete a obra de Deus. Se queremos fracassar um trabalho que é feito para Deus, basta introduzirmos alguns mal-entendidos, desânimo, desconfiança. Uma Igreja de Cristo, que tenta trabalhar seriamente para o Senhor, que quer fazer uma obra para a honra de Deus, terá muito mais dificuldade com os empecilhos internos do que com os inimigos externos. As raízes de tais problemas normalmente estão em um comportamento inadequado.
Mas como evitar o fracasso de um trabalho deste?

1. Não se adequar ao estilo da moda
Temos que tomar uma atitude básica: “Porém eu assim não fiz”. Não se conformar com o modo de agir deste tempo, não seguir cegamente as grandes multidões, são estas as características de um verdadeiro cristão.
Estudando a bíblia, vemos que a verdade normalmente está do lado da minoria. Normalmente o que a maioria afirma ou requer, está errado.
Temos que cuidar para não nos desviarmos um centímetro sequer da certeza absoluta, das verdades absolutas que pregamos da Palavra de Deus. Deveríamos ser capazes de defender estas verdades frente aos maiores opositores.

2. Evitar o modo de ser do mundo
Quem elabora os limites de um cristão, o que pode e o que não pode? Quem vai ser a consciência para o outro, para julgar até onde alguém pode ir?
Neemias estava num tempo difícil e numa situação complicada, mas mesmo assim permaneceu firme.
Muitas vezes o mundo tem parâmetros muito mais duros de um cristão do que ele próprio. As pessoas esperam ver num homem ou numa mulher cristãos algo que os diferencie fundamentalmente do mundo. Pena que muitos cristãos estão preocupados mais em falar das diferenças doutrinárias, do que viver uma vida diferente.
Hoje em dia temos certos comportamentos que não apenas toleramos mas também incentivamos, que antigamente teríamos vergonha de apresentar. Será que não estamos abaixando o nível de nosso comportamento e assim igualando-o com o mundo?
De repente deixamos entrar em nossas vidas imagens ou pensamentos sujos, que tem nos atrapalhado a nossa vida de oração, acabado com a nossa leitura bíblica, e ridicularizou o nosso testemunho. Deus quer falar conosco a esse respeito. Ninguém deveria aceitar um cargo de liderança na Igreja, enquanto ele não estiver levando uma vida sem manchas, e que diga “Porém eu assim não fiz”. Ninguém pode fazer isto, se não algum dia tiver olhado para trás e agradecido a Deus pelo presente da salvação que ganhou através da morte de Cristo.

Por causa do amor de Deus.
Neemias não tinha apenas uma atitude mas também uma motivação, que o norteava: “ por causa do temor de Deus”. Este é o único motivo que consegue nos manter na presença de Deus. Apenas o amor inexplicável de Jesus pode capacitar alguém a se manter distantes dos desejos pecaminosos deste mundo.
Nossa vida não terá sentido, se nosso comportamento não demonstra uma clara oposição ao comportamento do mundo, mesmo que com isso nos tornemos impopulares, e mal vistos.
Na vida de Neemias havia uma atitude que o caracterizou, um motivo que o moveu e uma força que o levou a vitória. Onde encontramos esta força? NO mesmo lugar onde está a nossa motivação, na Cruz de Jesus Cristo. Não conseguiremos vencer, mas Ele consegue. Debaixo de seu poder, somos mais que vencedores.
O segredo da vitória não está apenas em dizer não ao pecado, mas também de dizer sim à vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário