quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia 19 - O entulho tem que sair

Escritura: Neemias 4:10

Quando um cristão faz progressos na vida com Deus, facilmente aparecem dois inimigos, um externo, que vimos na lição anterior, e hoje veremos o interno.

A resistência interna contra a obra de Deus Então disse Judá: Desfalecem as forças dos carregadores, e há muito escombro; não poderemos edificar o muro. Que choque para Neemias. Seria fácil então desistir, voltar para a Pérsia e ser o mordomo do Rei. Porém Neemias era um homem chamado por Deus, e como tal, ciente do poder cedido por Deus, portanto, mesmo que estivesse totalmente sozinho, a palavra desistir não passaria por seus lábios. Quando outros colaboradores, colegas de lutas começam a desfalecer, o Inimigo ganha mais e mais terreno.

Trabalhar no fundamento Se o povo queria um muro forte e resistente, este teria que ser construído sobre um fundamento sólido, e por isto todo aquele escombro tinha que sair dali, até o fundamento estar bem livre. A Igreja sempre teve que lutar com o escombro: o ateísmo e a incredulidade do Império Romano, a tradição e preconceitos, as pseudoreligiões. Tudo isso e muito mais encontrou espaço dentro da Igreja Cristã. Porém em todos os tempos, Deus comandava aqueles que iam arrumando o local, tirando todo o escombro existente. Sempre haverá quem esteja lutando dentro da igreja, tentando defender a existência de um ou mais montes de escombros, por mais inúteis que eles sejam. Que montes seriam estes em nossa Igreja? O escombro tem que ser colocado para fora, tudo aquilo que não contribui para o evangelismo, para a salvação de pessoas e se crescimento no Reino de Deus, deve sair. Nem a história deveria deter tal ato. O fundamento tem que ser exposto, o fundamento que é Jesus Cristo. Tudo o resto tem que ser limpado, doa a quem doer.

O escombro escondido no coração O senhor não fala apenas do escombro na Igreja, mas também condena o escombro existente em nossos corações (1 Co 6:19). Cada um de nós é um canteiro de obras, e facilmente se acumula escombros. Orgulho, incredulidade, raiva, ira, maldade, desespero, presunção, o escombro de uma vida superficial e infrutífera, um monte que até cheira mal. Tudo isto dificulta a construção do templo do Espírito Santo. O perigo aumenta quando alguns de nós acham que através de grandes conferências ou reuniões de oração, atingirmos um nível mais alto de espiritualidade, quase como um antídoto contra os tais dos “pecadinhos”. Não existe outro lugar que eu possa me sentir seguro, do que ao pé da cruz. Se queremos nos gloriar, estão só podemos fazer isto em Cristo, pois é ele a nossa sabedoria, se somos alguma coisa é por meio dele. O que podemos fazer? O que fazer com todo este escombro encontrado em nossa Igreja e em nosso coração?
Primeiro temos que nos certificar que estamos sobre o fundamento certo, que é Jesus. Segundo, temos que ter claro que somos o Templo do Espírito Santo, e que é ele que está construindo. Ele que começou, ele cavou fundo, até achar o vazio em nós, tirando de nos aquela auto-justiça e nos recolocou sobre o fundamento.
Terceiro, nós também temos que construir, pois somos co-obreiros neste trabalho. O Espírito Santo veio para subjugar o pecado, seja ele qual for. O sangue de Jesus nos perdoa, se confessarmos os nossos pecados. Jesus Cristo, que mora em nós está disposto a tirar qualquer tipo de escombro.

Com a graça de Deus, e através do poder do Espírito Santo poderemos construir os muros sobre o fundamento, que permanecerá para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário