quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia 3 - Eu me importo

ESCRITURA: Neemias 1

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem: Neemias, Hanani e alguns de Judá, Judeus,Deus, O rei Artaxerxes,
Quando: Esta narrativa acontece no tempo depois do exílio, quando o povo de Deus já deveria ter voltado para a terra prometida
O que: Neemias ouve que a situação de Jerusalém, que era o centro de relacionamento com Deus estava em ruínas
Porque: Ainda não se havia reconstruído o templo, pois toda vez que começavam, os inimigos atrapalhavam, visto que o muro não estava em ordem
Reação: Neemias, chora ao ouvir isto, jejua e ora diante de Deus, para a situação mudar.
Onde: Neemias está na pérsia, porém seu coração está em Jerusalém.

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Neemias poderia nesta situação se acomodar e apenas ficar com pena do pessoal que voltou para Jerusalém. Ele mesmo já nasceu no exílio, tanto é que nem conheceu a terra santa. Mas no seu coração havia sido semeada a saudade de Jerusalém, que era o centro de relacionamento com Deus. Ali era o lugar para eles cultuarem a Deus, ali era o lugar para se encontrarem nas festas e lembrar dos feitos de Deus, mas agora estava tudo em ruínas. Neemias não para por aí, ele chora, jejua, ora, e começa buscar em Deus, o que ele podia fazer. Sua profissão naquele momento era copeiro do rei. Uma posição profissional muito boa, mas ele estava disposto a abrir mão disto para resgatar sua nação.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Os princípios que encontramos na bíblia sobre a nação de Israel valem para a igreja também. Pode ser que não estejamos no exílio, mas as vezes percebemos que estamos com o  nosso relacionamento com Deus de certa forma esfriado. Qual é a nossa reação? O que fazemos? O que estamos dispostos a fazer pela nossa igreja, pelo povo de nossa igreja? Será que estamos dispostos a abrir mão de benefícios que o mundo nos oferece em função de nosso relacionamento com Deus? E se percebemos que algo na igreja não está bom, até onde nós vamos?

PALAVRA RHEMA

Deus é um Deus que se importa, e eu também quero me importar

MINHA ORAÇÃO
SENHOR, NUNCA ME DEIXE SER ALHEIO AO QUE ACONTECE EM MEU REDOR, SEJA NO MEU RELACIONAMENTO CONTIGO OU NA SITUAÇÃO DO TEU POVO LOCAL NA IGREJA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário