sábado, 13 de junho de 2009

Dia 14 - Coragem!

ESCRITURA: 2 Timóteo 1.7

OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Paulo escreve ao seu filho na fé Timóteo. Ele lhe passa uma palavra de ânimo e encorajamento. Pois parece que estava intimidado diante da liderança da igreja em que estava trabalhando. Paulo estava longe e já deveria estar no fim do seu ministério (conforme o final da carta).

INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

A palavra chave que ele passa é: Timóteo você não recebeu um espírito de covardia (ou timidez, ou medo). Ele lhe fala das características do espírito que recebeu: poder, amor e moderação. Ele recebeu o Espírito de Deus e precisa se conscientizar da riqueza que foi depositado nele.

A palavra poder significa é força, habilidade, poder que reside numa coisa pela virtude de sua natureza (poder para realizar milagres, poder moral e excelência de alma, poder e influência própria dos ricos e afortunados, poder e riquezas que crescem pelos números, poder que consiste em ou basea-se em exércitos, forças, multidões).

A palavra amor significa o amor sacrificial por uma outra pessoa, o amor que se doa a favor do seu próximo.

A palavra moderação significa admoestação ou chamado à estabilidade de mente, à moderação e autocontrole; ela nos fala de equilíbrio.

APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes

Confissão: Quero compreender o que tenho recebido da parte de Deus. Ao me sentir acovardado e incapaz, preciso me lembrar que o Espírito Santo não é covarde, mas que Ele é poder, amor e moderação. Não vou me render à timidez, mas me render ao Espírito Santo que habita em mim.

Atitude: Quero viver uma vida de submissão ao Espírito Santo e não aceitar qualquer sentimento de covardia e timidez.

PALAVRA RHEMA

Recebi o Espírito de Deus e com Ele as suas características: poder, amor e moderação.

ORAÇÃO

“Pai Celeste! Muito obrigado pelo Espírito Santo que habita em mim. Aqui estou, quero-lhe ser submisso e obedecer ao Seu comando.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário