quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia 18 - Não temas as más notícias

Título: Não temas mas notícias.


ESCRITURA: Salmo 112 : 7.
Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.


OBSERVAÇÃO – quem, quando, o que, porque, como, onde?

Quem: Não temerá (eu) e Senhor.
Quando: Provavelmente em uma situação de prova do salmista.
O que: A felicidade daquele que teme a DEUS.
Onde: Israel.
Passagem paralela: Atos 21: 10-14.


INTERPRETAÇÃO – palavras chaves, perguntas, ações e reações, versículos paralelos, Deus.

Palavras chaves: Maus rumores, firme e confiar.
Lendo o salmo inteiro, muito provavelmente o salmista passou por uma situação de risco, onde ele foi vitorioso. Esse versículo me diz que aquele coração que teme ao Senhor não temerá maus rumores, ou seja, más notícias. As más notícias não vêm senão para me tirar do foco. Quando estou firme no Senhor, essas más notícias não vão me fazer balançar. Lendo o capítulo inteiro, vemos que algumas coisas a mais são esperadas daquele que diz que teme ao Senhor. Esse temor, essa certeza de confiança não vem de graça assim. Com certeza que preciso fazer a minha parte.
Quando nós lemos a respeito de Paulo em Atos, vemos que esse vers. de salmos era vivido por Paulo.


APLICAÇÃO – confissão pecados, verdades, obediência, decisões, atitudes.

Quando ouço maus rumores, más notícias, o que eu tenho feito? Como tenho reagido? Essa passagem tão preciosa me diz o que fazer nessas situações. Quando estou preparado de antemão, tenho muitas vantagens, pois já estou com o valor firmado no coração. Assim não sou “pego de surpresa”, mas estou preparado. Lendo e vivendo todo o salmo fica claro como esse processo se pode dar e acontecer na minha vida.


Palavra Rhema

Não temas, confie.


Minha oração

SENHOR, muito muito obrigado que posso ter essa segurança no SENHOR. Que, quando vierem mas noticias, estou seguro no SENHOR, que é a minha rocha, a minha salvação.

Um comentário: